Como eliminar as estrias



As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.

Tipos
Existem dois tipos de estrias: as estrias recentes e estrias antigas. Quando são recentes são de cor rósea ou púrpura, já as antigas ficam esbranquiçadas.

As estrias róseas ou arroxeadas são recentes, podem apresentar discreta coceira e são acompanhadas por um processo inflamatório local; já as brancas como são mais antigas, já ocorreu uma atrofia mais intensa das fibras colágenas e elásticas, e não há inflamação envolvida. Em pessoas de pele morena ou negra as estrias podem aparecer com uma coloração mais escura do que seu (o) tom de pele.

Quando a pele é excessivamente esticada, um dos resultados pode ser o surgimento de pontos, riscos, frequentemente de cor rosa, na pele. Essas são as estrias. Quando as estrias surgem pela primeira vez costumam ter uma coloração bem intensa, mas se tornam mais claras com o tempo.

Porém, a textura e os riscos das estrias não somem sozinhos. Elas aparecem com frequência nas coxas, nas nádegas, nos braços (geralmente perto da axila), no abdômen e nos seios. Considere que as estrias são inofensivas e quase sempre não requerem atenção médica. Mas se você é consciente de suas estrias e está envergonhada com a situação, deve se perguntar, é possível se livrar das estrias? Leia mais e descubra!

Causas
Antes de se livrar das estrias, o primeiro passo é determinar o que as está causando:
Gravidez

Perda ou ganho rápido de peso

Uso prolongado de corticosteroides

Surtos de crescimento, principalmente na adolescência

Grande aumento da massa muscular, principalmente nos braços e nas pernas

Transtornos genéticos, como a síndrome de Marfan ou a síndrome de Ehler-Danlos

Uso prolongado de esteroides

Fatores de risco
Em mulheres é mais comum encontrar estrias nos flancos, coxas, glúteos, abdômen e nos seios. Acontece muito quando a mulher entra na puberdade, cresce muito rápido, ou ganha peso em um curto espaço de tempo. Na fase adulta, durante a gravidez podem aparecer estrias no abdômen e nos seios. Outra causa comum, hoje, é o aparecimento após a colocação de próteses de silicone, por causa da distensão dos tecidos de forma abrupta.

Já em homens é mais comum nos ombros, braços e costas. Os que se submetem a musculação excessiva ou abusam de anabolizantes são os mais propensos. Em homens o ganho de peso e o crescimento abrupto também são causas de estrias.

Diagnóstico e exames

Buscando ajuda médica
Estrias largas e de surgimento abrupto podem ser sintoma de doenças endocrinológicas e um médico deverá ser consultado. Mas, em geral, as estrias causam um desconforto mais estético, e isso já é motivo para a busca por um tratamento.

Diagnóstico de Estrias
O médico dermatologista poderá solicitar alguns exames se achar que existem doenças associadas ou até mesmo encaminhar o paciente para um especialista.
tratamento e cuidados

Tratamento de Estrias
A eficácia do tratamento irá depender da fase em que a estria está, o local em que a estria se encontra e sua espessura. É importante lembrar que não há cura total, mas há significativa melhora em sua aparência. A genética do paciente, a raça, a idade e a produção de colágeno individual são fatores que também influenciam no sucesso do tratamento.

Além disso, quanto mais cedo iniciar-se o tratamento, maiores as chances de que os resultados sejam positivos. Há vários tipos de tratamento, desde cremes tópicos, aplicação de ácidos, laser e peeling. O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e prescrever os tratamentos, ele irá avaliar qual ou quais os tratamentos irão lhe trazer melhores resultados. Veja alguns dos procedimentos mais indicados:

Ácido retinóico: pode ser usado em casa mesmo, por meio de cremes e o paciente usa o ácido para estimular a produção de colágeno na região em que há a estria. É importante manter a pele sempre hidratada
Microdermoabrasão: Promove estímulo para reorganização dos tecidos da estria e facilita a penetração de outras substâncias, como o ácido retinóico. Deve ser feito com cuidado para evitar sangramentos no local
Infravermelho: a penetração da luz infravermelha produz aumento da temperatura na derme, chegando a 65°C, provoca desagregação do colágeno, contração do mesmo, e estímulo à produção do novo colágeno com remodelação da derme, e com isso modificação da aparência da estria

Laser ablativo e fracionado: é uma excelente opção de tratamento, tem um dano térmico controlado e requerem poucas sessões. Esse método é eficaz em estrias antigas. Uma desvantagem do tratamento é o desconforto na hora das aplicações

Laser não-ablativo: tem ponteiras precisas que não machucam a epiderme, portanto, podem ser realizados em qualquer tipo de pele e época do ano, mas demandam um maior numero de sessões
Subcisão: procedimento cirúrgico no qual através de uma agulha apropriada faz-se uma ruptura das traves de fibrose produzindo hematoma no local, podendo associar a esse tratamento a sutura da estria ou o preenchimento das áreas atróficas com ácido hialurônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Voltar ao Topo da Página